Nesta quinta-feira, às 16h, no Estádio Presidente Vargas, será realizada a final da 1ª Copa APCC Santa Maria – Troféu Luiz Cláudio Brasil Mello Sub-16. Inter-SM e Riograndense disputarão o clássico Rio-Nal, em busca do título da competição de base.
Por mais que seja uma partida entre garotos, vale o registro que desde 2017, ano que o Periquito se licenciou do futebol profissional, as equipes não duelavam. Há algumas temporadas, o Esmeraldino reativou as categorias de base, mas aí foi o Alvirrubro que não estava presente nas faixas etárias menores. No último sábado, pela fase classificatória deste mesmo torneio, o Riograndense venceu o Inter-SM por 1 a 0. No feriado desta quinta-feira, os santa-marienses se reencontram.
O presidente alvirrubro, Pedro Della Pasqua comenta sobre a rivalidade e o confronto de logo mais.– Um clássico sempre mobiliza a cidade. Tenho visto nas redes sociais bastante comentários, brincadeiras e teremos um bom público na Baixada. É uma rivalidade que está adormecida, mas que faz bem para Santa Maria e para o esporte local. É a retomada de um projeto de categorias de base e retornar com um título é algo sempre importante. São meninos que, num futuro próximo, podemos aproveitar no profissional – afirma Della Pasqua.
A presidente do Riograndense, Maria de Lourdes Pinto Trindade, fala com satisfação do reencontro entre os rivais.– É uma grande expectativa, pois jogar o Rio-Nal é sempre emocionante. Mesmo sendo a base, estamos estimulando os nossos meninos sobre o que é a emoção dessa disputa entre grandes clubes da cidade. Esperamos vencer a partida, mas sabemos que a equipe do Inter-SM tem qualidade e com certeza será um grande jogo – avalia a Dra. Lurdinha.
Os portões do Presidente Vargas serão abertos a partir das 15h. A entrada da torcida do Alvirrubro será pelas sociais e a do Riograndense será pelo Pavilhão B. Os ingressos custam R$ 10 e estão à venda na secretaria da Baixada.